quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Buggy Fiat FCC II




Bem que podia rolar um bugginho desses. Pena que é só um protótipo. Vamos torcer pra Fiat se empolgar e lançar pra valer um carrinho desses.
A Fiat diz que os para-lamas e o capô lembram o perfil de um pássaro. Quem o vê pela primeira vez, aprova a cor verde cítrico e a aparência de topa-tudo. “A ideia foi criar um buggy com mecânica Fiat que tivesse preocupação ecológica”, esclarece Manuel Alexandre Ferreira, designer responsável pelo projeto.
Quem viu o FCC II no Salão de São Paulo, em outubro do ano passado, se deparou com a versão praticamente finalizada, segundo Ferreira. “Realizamos somente alguns ajustes na suspensão e na melhora de desempenho”.
A carroceria ecológica, portanto, segue inalterada. Os destaques são o capô, com nanoargila injetada, e certas partes da suspensão, freios e molas, que utilizaram nanotecnologia e revestimentos isentos de metais pesados.

Das pranchetas à versão final, foram gastos 8 meses de desenvolvimento e mais de R$ 1 milhão. A idéia do projeto nasceu aqui no Brasil, mas o trabalho de construir o protótipo contou com a ajuda de engenheiros italianos da Fiat.
O FCC II é, afinal, apenas um laboratório sobre rodas para o teste de possíveis inovações tecnológicas, seja no motor, carroceria ou demais componentes. Mas que vê-lo pelas dunas de alguma praia do Nordeste seria divertido, ninguém pode contestar.

Nenhum comentário: