segunda-feira, 23 de março de 2009

Dupla Osgemeos faz exposição no Rio de Janeiro.






Otávio e Gustavo começaram a grafitar no final dos anos 80 , no bairro do Cambuci (zona sul de São Paulo), onde nasceram.
Eles militavam no movimento hip hop, quando este alcançava o auge no Brasil. Além de grafitar, a dupla percorria a cidade fazendo apresentações de break (modalidade de dança de rua que, juntamente com o rap e o próprio grafite, são marcas do movimento nascido nos EUA, na década de 70).
"A gente frequentava a Estação São Bento (do Metrô), que na época era o ´point´ dos caras que curtiam hip hop", conta Gustavo.
Os irmãos paulistanos Otávio e Gustavo Pandolfo - gêmeos idênticos -, 32 anos, que têm muros grafitados nos quatro cantos do planeta - EUA (Nova York, Los Angeles, São Francisco), Austrália, Alemanha, Portugal , Itália, Grécia, Espanha, China, Japão, Cuba, Chile e Argentina.

A dupla de artistas osgemeos fará sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro entre os dias 24 de Março e 17 de Maio.
A exposição Vertigem, dos gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo é a nova instalação do CCBB Rio de Janeiro, que ocupa três salas, com pinturas, esculturas e objetos sonoros.
As pinturas seguem as características já conhecidas da dupla, como as figuras humanas com olhos pequenos e bem separados, as cores vivas e ambientes fantasiosos.
São figuras humanas de pele amarela, olhos separados e roupas super coloridas, pintadas em painéis de madeira. Seus personagens têm influência do folclore ou do cotidiano urbano brasileiro, que refletem contradições do mundo contemporâneo.
Uma das esculturas de Vertigem é um cubo-cabeça, suspenso no ar, intitulado Luminescence, em que o visitante encaixa sua cabeça e dá uma visão infinita das pessoas. O interior do cubo é coberto de espelhos e pequenas luzes.Cabeça é uma instalação móvel, constituída de um grande tronco humano com os braços abertos, sobre um Fusca que anda de verdade.
Os objetos sonoros, instrumentos musicais em formato de caixas, estão agrupados em uma parede, e podem ser acionados pelo espectador através de uma mesa de som.

Nenhum comentário: